Instituição de ensino:

Universidade de São Paulo (USP)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Fernando Mouron

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2014

Link:

 http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-04042014-105500/pt-br.php

Resumo:

 O objetivo deste trabalho é analisar a atuação regional do Brasil através de uma análise de mídia. Em primeiro lugar, realizamos um debate teórico focado no conceito de liderança e ressaltamos que geralmente este termo é utilizado de forma errônea, sem levar em conta as distorções pertinentes entre diferentes subtipos. Posteriormente, para observar como a atuação brasileira é percebida na região, analisamos as notícias publicadas por cinco grandes jornais sul-americanos em relação ao Brasil. Através do estudo feito durante um ano, concluímos finalmente que este país é percebido como um líder situacional e instrumental. Para além disso, no caso da Argentina, a imagem brasileira é utilizada como ferramenta para tirar proveito nos debates domésticos, tanto por opositores assim como por membros do governo.

Orientador:

Janina Onuki

Palavras-chave:

Brasil; América do Sul; Mídia; Política externa brasileira