Instituição de ensino: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
Programa: |
Educação |
Autor: |
Cristiane Guerreiro Aguiar |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
1999 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
"Esta disssertação busca demonstrar a íntima ligação entre a ideologia neoliberal de desregulamentação do estado e orientação das políticas sociais públicas as demandas do mercado e as diretrizes propostas pelo documento "La Enseñanza Superioe - as lecciones derivadas de la experiencia"(Banco Mundial, 1995) para o Ensino Superior nos países em desenvolvimento. Utilizamos como teoria norteadora a tradição marxista de luta de classes e como metodologia a análise do discurso, aproximada com a escola francesa e a contribuição de Orlandi na sistematização da tipologia do discurso. A conclusão a que chegamos é a possibilidade de construção de um projeto contra - hegemônico, na sociedade e na instituição escola, que resgate valores como a ética, a democracia, a solidariedade. |
Orientador: |
Elisabeth Santos da Silveira |
Palavras-chave: |
Neoliberalismo; Educação Superior; Banco Mundial |