Instituição de ensino:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Programa:

Educação

Autor:

Cristiane Guerreiro Aguiar

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

1999

Link:

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Resumo:

 "Esta disssertação busca demonstrar a íntima ligação entre a ideologia neoliberal de desregulamentação do estado e orientação das políticas sociais públicas as demandas do mercado e as diretrizes propostas pelo documento "La Enseñanza Superioe - as lecciones derivadas de la experiencia"(Banco Mundial, 1995) para o Ensino Superior nos países em desenvolvimento.

 Utilizamos como teoria norteadora a tradição marxista de luta de classes e como metodologia a análise do discurso, aproximada com a escola francesa e a contribuição de Orlandi na sistematização da tipologia do discurso.

 A conclusão a que chegamos é a possibilidade de construção de um projeto contra - hegemônico, na sociedade e na instituição escola, que resgate valores como a ética, a democracia, a solidariedade.

Orientador:

Elisabeth Santos da Silveira

Palavras-chave:

Neoliberalismo; Educação Superior; Banco Mundial