Instituição de ensino:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Jonatas Torresan Marcelino

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2013

Link:

 http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes[]=4945&processar=Processar

Resumo:

 Esta dissertação analisa as diferentes imagens do Brasil construídas pela revista britânica The Economist, de forma a evidenciar como essas imagens forjaram o mito do Brasil como País do Futuro, contribuindo para a construção de uma identidade internacional do País. O marco cronológico desta pesquisa, 1970 a 2010, corresponde a uma longa curva que demonstra a gangorra de interesse e desinteresse da qual o Brasil foi objeto. Para a consecução dos objetivos desta dissertação foram analisadas as publicações editadas entre os anos mencionados. Dessa forma, a dissertação também demonstra que os debates sobre o posicionamento do Brasil na ordem econômica internacional e sobre as perspectivas de alteração nesta ordem são travados entre as elites político-econômicas que, por sua vez, são os segmentos preferenciais dos leitores da The Economist.

Orientador:

Mônica Leite Lessa

Palavras-chave:

Brasil; The Economist; Elites; Diplomacia pública; Mídia