Instituição de ensino: |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
Programa: |
Ciência Política |
Autor: |
Denise Martins Bittencourt |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
1998 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Esta dissertação examina o discurso da empresa transnacional norte-americana denominada Amway Corporation, mostrando como o discurso e suas práticas aproximam-se de organizações políticas de tendências totalitária. Compõe-se de quatro capítulos: o primeiro situa o objeto de estudo em questão no contexto político, ideológico, cultural e econômico de um mundo em processo de globalização, de questionamento do Estado-Nação e das instituições de um modo geral; o segundo trata do surgimento do Notwork Marketing, sua evolução e da própria história da Amway, descrevendo sua estrutura de organização e funcionamento; o terceiro capítulo trata dos fundamentos ideológicos do Amway, o capitalismo solidário, a organização carismática e como a Amway se enquadra neste conceito; o quarto e último capítulo argumenta que a Amway é mais do que uma empresa econômica, estabelecendo uma analogia com os movimentos e partidos políticos de tendência totalitária, sobretudo em razão das estratégias de recrutamento e das práticas quotidianas da organização e de seus membros. |
Orientador: |
Celi Regina Jardim Pinto |
Palavras-chave: |
Análise do discurso; Ideologia; Instituições |