Instituição de ensino:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa:

Ciência Política

Autor:

Denise Martins Bittencourt

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

1998

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Resumo:

 Esta dissertação examina o discurso da empresa transnacional norte-americana denominada Amway Corporation, mostrando como o discurso e suas práticas aproximam-se de organizações políticas de tendências totalitária. Compõe-se de quatro capítulos: o primeiro situa o objeto de estudo em questão no contexto político, ideológico, cultural e econômico de um mundo em processo de globalização, de questionamento do Estado-Nação e das instituições de um modo geral; o segundo trata do surgimento do Notwork Marketing, sua evolução e da própria história da Amway, descrevendo sua estrutura de organização e funcionamento; o terceiro capítulo trata dos fundamentos ideológicos do Amway, o capitalismo solidário, a organização carismática e como a Amway se enquadra neste conceito; o quarto e último capítulo argumenta que a Amway é mais do que uma empresa econômica, estabelecendo uma analogia com os movimentos e partidos políticos de tendência totalitária, sobretudo em razão das estratégias de recrutamento e das práticas quotidianas da organização e de seus membros.

Orientador:

Celi Regina Jardim Pinto

Palavras-chave:

Análise do discurso; Ideologia; Instituições