Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Programa:

Administração de Empresas

Autor:

Tiago Barbosa Gloria

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2012

Link:

 http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=20727@1

Resumo:

 O movimento de internacionalização de empresas brasileiras iniciou-se pelo setor industrial; a internacionalização das empresas de varejo é um fenômeno mais recente no país. Assim, pesquisas sobre o processo de internacionalização de empresas varejistas brasileiras não são muito numerosas no Brasil, sobretudo sobre empresas de comércio eletrônico. Nesse contexto, o estudo objetivou investigar, através do método de estudo de caso da empresa B2W – Companhia Global do Varejo, o processo de interncaionalização de uma empresa brasileira de comércio eletrônico – suas motivações, como ela expandiu seus negócios no exterior, obstáculos enfrentados e fatores facilitadores do processo. Atuar internacionalmente foi uma forma de ampliação de mercado e diversificação para redução de riscos e hoje faz parte da estratégia de crescimento da empresa. O estudo utilizou dados secundários provenientes de teses, dissertações, artigos e Internet, além de dados primários coletados em entrevistas em profundidade com os principais executivos da empresa. A análise dos dados mostrou que as estruturas teóricas registradas nesta tese foram identificadas no processo de internacionalização da empresa estudada.

Orientador:

Angela Maria Cavalcanti da Rocha

Palavras-chave:

eCommerce; Processo de internacionalização; Teorias de

internacionalização