Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Programa:

Administração de Empresas

Autor:

Andreas Felipe Gouvêa Campos

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2012

Link:

 http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=20827@1

Resumo:

 A literatura sobre internacionalização de empresas tem focado principalmente em empresas manufatureiras e de países desenvolvidos, havendo ainda relativamente poucos estudos sobre internacionalização de empresas de serviço e empresas de países emergentes. O objetivo deste trabalho é investigar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira que atua no setor de serviços, a Rede Globo de Televisão, que teve o início de sua internacionalização ainda na década de 70 e passou por diversas etapas da internacionalização tradicional, com diferentes resultados. O método escolhido foi o estudo de caso através de levantamentos de dados junto à empresa e entrevistas com executivos, que estiveram envolvidos ou que conheceram de perto este processo de internacionalização. Algumas perguntas orientaram o estudo e foram respondidas ao longo dele: (1) Quais os motivadores para a internacionalização da TV Globo? (2) Quais os modos utilizados por ela para entrar no mercado externo? (3) Como foi feita a escolha dos países estrangeiros onde atuar? (4) Quais os resultados de mercado alcançados? (5) Quais os principais obstáculos e dificuldades enfrentados?

Orientador:

Jorge Manoel Teixeira Carneiro

Palavras-chave:

Internacionalização de empresas; Empresas de serviço; Rede Globo