Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Elvys Patrick Ferreira de Oliveira

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2009

Link:

http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/RelInternac_OliveiraEP_1.pdf

Resumo:

 A integração educativa no MERCOSUL é condição para uma integração regional plena. Contudo, mesmo sendo condição essencial e importante para o processo integracionista do bloco, para acontecer a integração educativa devem existir adequações nos sistemas educacionais de cada país-membro. Há acordos e protocolos concernentes a integração educativa que são tramitados e tramitaram dentro das grupos e sub-grupos do MERCOSUL, alguns ratificados outros pendentes. Dentro do bloco, não só os negociadores internacionais, representantes de cada país-membro, participam ativamente das negociações, como as instituições domésticas de cada país tem papel fundamental, já que de acordo com Putnam e a metodologia dos jogos de dois níveis, o nível doméstico influencia as decisões do nível internacional. Há possibilidades para a integração e validação de diplomas e certificados entre os membros do MERCOSUL, no entanto deverá haver uma preparação, adequação, fiscalização efetiva e criação de um setor regulador dos sistemas educacionais de cada país que deverá passar a ser único.

Orientador:

Taiane Las Casas Campos

Palavras-chave:

Integração; Mercosul; Educação; Acordos; Instituições