Instituição de ensino: |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Elvys Patrick Ferreira de Oliveira |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2009 |
Link: |
http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/RelInternac_OliveiraEP_1.pdf |
Resumo: |
A integração educativa no MERCOSUL é condição para uma integração regional plena. Contudo, mesmo sendo condição essencial e importante para o processo integracionista do bloco, para acontecer a integração educativa devem existir adequações nos sistemas educacionais de cada país-membro. Há acordos e protocolos concernentes a integração educativa que são tramitados e tramitaram dentro das grupos e sub-grupos do MERCOSUL, alguns ratificados outros pendentes. Dentro do bloco, não só os negociadores internacionais, representantes de cada país-membro, participam ativamente das negociações, como as instituições domésticas de cada país tem papel fundamental, já que de acordo com Putnam e a metodologia dos jogos de dois níveis, o nível doméstico influencia as decisões do nível internacional. Há possibilidades para a integração e validação de diplomas e certificados entre os membros do MERCOSUL, no entanto deverá haver uma preparação, adequação, fiscalização efetiva e criação de um setor regulador dos sistemas educacionais de cada país que deverá passar a ser único. |
Orientador: |
Taiane Las Casas Campos |
Palavras-chave: |
Integração; Mercosul; Educação; Acordos; Instituições |