Instituição de ensino:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Programa:

Políticas Públicas e Formação Humana

Autor:

Deolindo Nunes de Barros

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2007

Link:

 

http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=800

Resumo:

 A finalidade precípua deste estudo consiste em analisar e compreender a estratégia política africana do Brasil, suas tensões, limites, configurações, dinâmicas e propósitos em relação à África, com ênfase nas suas políticas de cooperação cultural com os países do continente africano e, nesse particular, o intercâmbio educacional com a República de Cabo Verde. No primeiro momento, apresentamos os elementos analíticos de Cabo Verde. Seguidamente o Programa Estudante Convênio de Graduação – PEC-G, e sua relevância para os países aos quais se destina. No caso particular de Cabo Verde, onde se nota ainda o estado incipiente das instituições de ensino superior (IES), apresentaremos essas instituições existentes, bem como a discussão da educação como capital humano e fator de desenvolvimento socioeconômico do país. Descreveremos os Atos assinados no plano cultural-educacional desde o início da iniciativa política brasileira até hoje, referente ao continente africano, apresentando essa série de Acordos existentes. Termina-se indagando, refletindo e analisando as estratégias, tensões e limites dessa política do Brasil em relação à África, examinando seus resultados e implicações para ambos os lados do Atlântico.

Orientador:

Pablo Gentili

Palavras-chave:

Acordo de Cooperação; Intercâmbio Educacional; Cabo Verde; Cooperação cultural; África