Instituição de ensino: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
|
Programa: |
Políticas Públicas e Formação Humana |
|
Autor: |
Deolindo Nunes de Barros |
|
Titulação: |
Mestrado |
|
Ano de defesa: |
2007 |
|
Link: |
|
|
Resumo: |
A finalidade precípua deste estudo consiste em analisar e compreender a estratégia política africana do Brasil, suas tensões, limites, configurações, dinâmicas e propósitos em relação à África, com ênfase nas suas políticas de cooperação cultural com os países do continente africano e, nesse particular, o intercâmbio educacional com a República de Cabo Verde. No primeiro momento, apresentamos os elementos analíticos de Cabo Verde. Seguidamente o Programa Estudante Convênio de Graduação – PEC-G, e sua relevância para os países aos quais se destina. No caso particular de Cabo Verde, onde se nota ainda o estado incipiente das instituições de ensino superior (IES), apresentaremos essas instituições existentes, bem como a discussão da educação como capital humano e fator de desenvolvimento socioeconômico do país. Descreveremos os Atos assinados no plano cultural-educacional desde o início da iniciativa política brasileira até hoje, referente ao continente africano, apresentando essa série de Acordos existentes. Termina-se indagando, refletindo e analisando as estratégias, tensões e limites dessa política do Brasil em relação à África, examinando seus resultados e implicações para ambos os lados do Atlântico. |
|
Orientador: |
Pablo Gentili |
|
Palavras-chave: |
Acordo de Cooperação; Intercâmbio Educacional; Cabo Verde; Cooperação cultural; África |