Instituição de ensino: |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Sandro Martins de Almeida Santos |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2007 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Este estudo tem como objetivo apresentar as ações do governo e da sociedade norte-americanos na promoção do ensino da língua inglesa no Brasil. Trabalhamos com a hipótese de que a difusão do idioma no país foi fruto de políticas governamentais pragmáticas e engajamento de cidadãos e grandes empreendimentos estadunidenses. Realizamos a leitura do problema a partir da teoria neogramsciana das relações internacionais. Discutimos a questão do imperialismo cultural. A questão da hegemonia no campo cultural é articulada com estudos de lingüística aplicada, os quais nos permitem compreender a legitimação do inglês como língua hegemônica no sistema internacional contemporâneo. As políticas culturais dos EUA para o mundo e para o Brasil são apresentadas como ferramentas de afirmação do poder brando norte-americano. Busca-se, com a pesquisa, contribuir para o conhecimento crítico da história do ensino de inglês no Brasil bem como da história das relações culturais entre os dois países. |
Orientador: |
Hugo Rogelio Suppo |
Palavras-chave: |
Ensino da língua inglesa; Teoria neogramsciana das relações internacionais; Imperialismo cultural |