Instituição de ensino:

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Sandro Martins de Almeida Santos

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2007

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Resumo:

 Este estudo tem como objetivo apresentar as ações do governo e da sociedade norte-americanos na promoção do ensino da língua inglesa no Brasil. Trabalhamos com a hipótese de que a difusão do idioma no país foi fruto de políticas governamentais pragmáticas e engajamento de cidadãos e grandes empreendimentos estadunidenses. Realizamos a leitura do problema a partir da teoria neogramsciana das relações internacionais. Discutimos a questão do imperialismo cultural. A questão da hegemonia no campo cultural é articulada com estudos de lingüística aplicada, os quais nos permitem compreender a legitimação do inglês como língua hegemônica no sistema internacional contemporâneo. As políticas culturais dos EUA para o mundo e para o Brasil são apresentadas como ferramentas de afirmação do poder brando norte-americano. Busca-se, com a pesquisa, contribuir para o conhecimento crítico da história do ensino de inglês no Brasil bem como da história das relações culturais entre os dois países.

Orientador:

Hugo Rogelio Suppo

Palavras-chave:

Ensino da língua inglesa; Teoria neogramsciana das relações internacionais; Imperialismo cultural