Instituição de ensino:

Programa San Tiago Dantas (UNESP, Unicamp e PUC-SP)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Karen dos Santos Honório

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2013

Link:

 http://www.santiagodantassp.locaweb.com.br/novo/dissertacoes-e-teses/item/download/136_eb324344ca0062f7ccc9edc7a7e89d69.html

Resumo:

 Este trabalho busca entender o significado da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana ( IIRSA) no cenário do regionalismo sul-americano do século 21, bem como avaliar a participação brasileira nessa iniciativa. Nosso objetivo é o entendimento desse objeto por meio de uma descrição analítica desde seu surgimento até sua incorporação ao Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan) em 2009, procurando  entender  como a IIRSA funcionou e como os países e órgãos financiadores participaram, focando nosso trabalho no Brasil. Nossa intenção é ir além da análise do “projeto” proposto no começo do ano 2000 (período em que reside grande parte das análises) e avaliar em perspectiva, qual o presente estágio desse processo, ao longo dos dez anos, e o que ele nos indica sobre o atual momento da integração regional na América do Sul. Apontamos que a IIRSA não forjou nenhum arranjo inovador de integração na região e que a iniciativa reforça a tendência de um regionalismo pautado em relações bilaterais sem carga de institucionalidade supranacional, no qual o protagonismo das decisões fica por conta de cada país através de seu corpo técnico participante das reuniões. Dentro dessa lógica cada país agiu conforme seus interesses/capacidades políticas e econômicas, sem coordenação conjunta que efetivasse avanços em termos de implementação do que foi proposto.

Orientador:

Flávia de Campos Mello

Palavras-chave:

América do Sul – Integração regional; Brasil – Relações econômicas exteriores; Desenvolvimento econômico; Bancos de desenvolvimento; Assistência ao desenvolvimento; Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA)