Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Programa:

Administração de Empresas

Autor:

Renata do Amaral

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2012

Link:

 http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=20284@1

Resumo:

 Alguns países emergentes têm se destacado com empresas de forte atuação no mercado externo, competindo em setores antes dominados por multinacionais de países de economias desenvolvidas. O presente estudo descreve e analisa as características da internacionalização da Eletrobras, um caso particular de uma empresa estatal que concorre em um setor regulado. Com base em entrevistas com executivos da empresa e em dados secundários, o estudo descreve as motivações para internacionalização, os critérios para seleção de países e os modos de entrada no exterior empregados pela Eletrobras. Uma análise deste caso específico, à luz das principais teorias de internacionalização e de tipologias de multinacionais de países emergentes, contribui para um melhor entendimento do fenômeno de internacionalização de empresas de países emergentes.

Orientador:

Jorge Manoel Teixeira Carneiro

Palavras-chave:

Internacionalização de empresas; Países emergentes; Eletrobras.