Instituição de ensino: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
Programa: |
Educação |
Autor: |
Domingos Moreira |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2006 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Esta dissertação tem por finalidade documentar e analisar as políticas públicas de alfabetização de massa na Guiné-Bissau. O país em estudo é uma ex-colônia portuguesa na África que após a independência optou pela via autônoma de desenvolvimento, o que caracteriza sua situação atual de transformação social. Procura-se verificar se o atual sistema de ensino e os planos oficiais auxiliam a ruptura coma condição anterior de dependência. O estudo se inicia por um panorama geral da educação na Guiné-Bissau, considerado a partir da falta de infra-estrutura deixada pela colônia portuguesa. Em seguida, aborda-se a questão da alfabetização nas políticas internacionais do desenvolvimento humano, focalizando a Guiné-Bissau, a alfabetização do seu povo e as perspectivas de uma política de letramento para a população guineense. Esta análise é feita por meio da avaliação do trabalho desenvolvido em sucessivos governos que fizeram parte da história educacional do país no período de 1446 a 2002. A concepção de escrita nas colônias da Guiné-Bissau ainda estão comprometidas com a cultura colonial, motivo pelo qual a língua portuguesa é prepoderante. A Guiné-Bissau é um país multilíngüe, em que o português europeu não é prepoderante na população. Seu estudo aborda este fenômeno e apresenta questões que devem ser levadas em consideração nas políticas de alfabetização, visando a adequá-las as expectativas de desenvolvimento da região. |
Orientador: |
Luiz Antonio Gomes Senna |
Palavras-chave: |
Políticas públicas; Alfabetização; Guiné-Bissau |