Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Programa:

Administração de Empresas

Autor:

Camila Carvalho Costa

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2011

Link:

 http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=19200@1

Resumo:

 Apesar do grande número de pesquisas realizadas acerca do Efeito do País de Origem (CoO) sobre a atitude dos consumidores em relação aos produtos estrangeiros, este estudo se propõe a dar um passo adiante. Inicialmente foi seguida a recomendação de Roth e Diamantopoulos (2009) acerca da segregação do constructo Imagem de País (CoI) em duas dimensões: cognitiva, formada por aspectos geográficos e humanos; afetiva e conativa (por exemplo, a atitude do consumidor), que foi tratada como resultado das duas anteriores. Ademais, foi construído um modelo explicativo a ser testado com diferentes categorias de produtos: naturais, industrializados e hedônicos, com o objetivo de identificar a existência de efeitos diferenciados a partir das dimensões da Imagem de País em relação a cada uma das categorias de produto. Para tal, foi realizado um levantamento com consumidores franceses, através de um questionário on-line, com o intuito de avaliar os aspectos cognitivos e afetivos da imagem de dois países - Brasil e Alemanha - e a atitude em relação às três categorias de produtos estudadas. Foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais para estimar os parâmetros do modelo e os resultados empíricos corroboram as três hipóteses apresentadas.

Orientador:

Jorge Manoel Teixeira Carneiro

Palavras-chave:

Efeito do país de origem; Imagem do país; Atitude do consumidor