Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Programa:

Administração de Empresas

Autor:

Ana Cecilia Martyn Milagres

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2011

Link:

 http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=18191@1

Resumo:

 Este trabalho teve por objetivo analisar o uso de estratégias de diferenciação no processo de internacionalização de empresas na indústria calçadista brasileira por meio do estudo do caso da Calçados Azaléia S.A. Para tal foi realizada uma revisão da literatura sobre processos de internacionalização, cobrindo as principais correntes teóricas que buscam explicar esses processos, os diferentes modos de entrada escolhidos pelas empresas - exportação, contratual e investimento - e as estratégias utilizadas no processo de internacionalização. O método escolhido para este trabalho foi o estudo de caso. A coleta de dados utilizou fontes primárias e secundárias de dados. A análise contemplou o histórico de internacionalização da empresa, os métodos de internacionalização escolhidos, a seleção de mercados externos e as estratégias adotadas. Ao final do estudo, apresentam-se as principais conclusões e as recomendações para empresas a partir da experiência estudada, com o intuito de que esta possa servir como referência para executivos e acadêmicos.

Orientador:

Angela Maria Cavalcanti da Rocha

Palavras-chave:

Internacionalização; Estratégia internacional; Calçados