Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Luisa Cafe Figueiredo Facanha

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2011

Link:

http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/19380/19380_1.PDF

Resumo:

 A presente dissertação pretende investigar o processo de construção social das crianças-soldado com o objetivo de analisar criticamente a formação de um discurso dominante que autoriza representações e narrativas centradas, sobretudo, na necessidade de proteção dos meninos e meninas envolvidos nos conflitos armados contemporâneos. A emergência do discurso será compreendida como constitutiva da estrutura normativa da ordem internacional do Pós-Guerra Fria, visando revelar as tensões produzidas e reproduzidas pelas narrativas e consequentes representações sobre tais crianças.

Orientador:

Carolina Moulin Aguiar

Palavras-chave:

Guerra; Infância; Politica internacional; Pos-guerra; Violencia