Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Carolina Senra Nogueira da Silva

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2011

Link:

 Não disponível

Resumo:

 Objetiva-se analisar, por intermédio do presente trabalho, o tema "A importância dos reimes internacionais para a educação brasileira: a UNESCO e o Plano Nacional de Educação de 2001". Tal estudo iniciar-se-á com uma abordagem histórica acerca dos conceitos de educação e de cidadania, discorrendo acerca da importância da educação na consolidação da cidadania. Após esse estudo, analisar-se-á a educação no Brasil contemporâneo, tendo-se como referencial a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 CRFB/88, tendo-se em vista ser a educação um direito fundamental do indivíduo. No que se refere às bases da educação brasileira contemporânea, é importante salientar terem sido as mesmas instituídas por intermédio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a qual originou o Plano Nacional de Educação de 2001. Assim, após um breve ensaio histórico acerca da educação brasileira, abordar-se-á o conceito de Regimes Internacionais e a questão da efetividade para então se verificar a efetividade da UNESCO com relação à Declaração de Dakar e assim entender os resultados do Plano Nacional de Educação de 2001.

Orientador:

Otávio Soares Dulci

Palavras-chave:

Brasil; Declaração de Dakar; Declaração mundial sobre educação para todos; Educação; Plano nacional de educação; Regimes internacionais; UNESCO