Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Programa:

Ciências Sociais

Autor:

Marta Maria Brackmann

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2010

Link:

 

http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4675/1/425439.pdf

Resumo:

 Essa dissertação se propõe a analisar a criação da Universidade Federal da Integração Latino- Americana (Unila) - situada em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, criada em 12 de dezembro de 2007 através do Projeto de Lei nº 2.878/08 - em relação à política externa brasileira, especialmente tendo em vista o processo de integração regional incentivado pelo Brasil a partir dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Nessa perspectiva, tem como objetivo principal averiguar a potencial contribuição da internacionalização da educação, através da criação da Unila, para o desenvolvimento dos mecanismos processuais necessários para a geração das condições básicas para a integração regional. Considerase que o êxito dos processos de integração regional depende da existência de determinadas condições as quais são geradas a partir de certos mecanismos, conforme apontado por Joseph Nye. Para tanto, a investigação fundamenta-se em duas áreas do conhecimento: Ciências Sociais e Educação. Nas Ciências Sociais, fundamenta-se nas teorias liberal e realista das relações internacionais, bem como nas teorias da cooperação e da integração. Na Educação, fundamenta-se nos modelos de Internacionalização da Educação Superior bem como nos modelos de Instituições de Ensino Superior. Em referência aos aspectos metodológicos, esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que envolve fontes primárias e secundárias. A investigação nos permite concluir que a Unila é um modelo inovador de Universidade e que a internacionalização da educação superior, via sua criação, tem potencial para contribuir para o alcance dos objetivos da política externa brasileira referente à integração regional, embora, por si só, ela não garanta o sucesso da integração.

Orientador:

Maria Izabel Mallmann

Palavras-chave:

Educação; Ensino Superior; Política externa - Brasil; Relações Internacionais; Integração regional; UNILA; Universidades - América Latina