Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac)

Autor:

Maria Manuela Gusmão

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2010

Link:

 

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8454/1/2010_MariaManuelaGusmao.pdf

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Resumo:

 O presente trabalho tem como escopo analisar a trajetória do sistema da educação e de formação de professores realizadas em quatro períodos distintos, especificamente sobre a formação de professores do ensino primário no âmbito da Cooperação Bilateral e as suas implicações sob as perspectivas e desafios do século XXI. A educação e a formação tanto inicial quanto continuada são desafios ao Ministério da Educação do Timor, exige uma reflexão para encontrar soluções adequadas. Embora não houvesse um currículo apropriado de formação que contemple a inter-relação entre a teoria e prática, contudo tem-se realizado muitas formações continuadas pelas instutições e organizações internacionais com a finalidade de resolver problemas nas várias disciplinas e de superar dificuldades de professores nos conteúdos. Na realidade, a formação continuada de professores em exercício, segundo (PARDAL, AL e MARTINS, MA, 2007) pode ser realizada em várias ações como curso, oficina, seminários, projetos etc. com diração e tempo determinado. A escolha deste tema se fez de suma importância para dar contribuição por meio de reflexões e oportunizar novas perspectivas, num olhar diferenciado sobre as múltiplas questões para melhoria da educação escolar do páis. A formação de professores no país durante dois períodos de dominação e cuja herança deixada pelos opressores, traz para o ME um desafio sério. Para tanto propôs para este estudo uma relfexão sobre a Cooperação Bilateral Brasil-Timor Leste na profissionalização docente em serviço e suas repercussões, baseando-se nas exigências do século, nas referências e na experiência vivida. A pesquisa foi realziada por meio de procecimentos de estudo bibliográfico e documental, remetendo as concepções dos principais autores como Brzezinski, Ramalho, Gauthier, Freire, Nóvoa e outros que fundamentam a elaboração deste trabalho. A pesquisa mostra grande influência no sistema de educação do Timor-Leste e ao final espera-se uma revisão profunda do governo sobre os modelos formativos e das políticas e fortalicimento da profissão docente. Uma política que engloba a formação inicial, continuada, condições de trabalho e carreira do magistério.

Orientador:

Henrique Carlos de Oliveira de Castro

Palavras-chave:

Educação; Formação de professores; Reflexão; Cooperação bilateral Brasil-Timor Leste