Instituição de ensino: |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) |
Programa: |
Administração de Empresas |
Autor: |
Beatriz Costa Soares |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2009 |
Link: |
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=15383@1 |
Resumo: |
A partir da década de 1970 a problemática da logística na cadeia produtiva da soja no Centro-Oeste brasileiro ganhou relevância no cenário nacional. No início do ano 2000 o governo brasileiro expõe esta preocupação com o desenvolvimento de um plano estrutural que visava caracterizar as diversas possibilidades de ligações terrestres e fluviais entre o Brasil e os países importadores de seus produtos. Este plano foi lançado em 2001 e prevê uma reavaliação em 2015. Transcorrido exatamente a metade deste período, o presente trabalho objetiva analisar como o escoamento da soja produzida no estado do Mato Grosso tem se beneficiado deste plano. O trabalho procura identificar a importância do uso do modal ferroviário e dos avanços alcançados com a aplicação do plano sob o ponto de vista de membros da cadeia. Buscou-se também identificar os entraves ainda encontrados para o escoamento da soja produzida na região. A pesquisa tem caráter qualitativo, realizada a partir de dados secundários e entrevistas com diferentes elos da cadeia da soja. Revisando o conceito de logística e a sua aplicação para formar sistemas integrados de distribuição física, fica evidente a necessidade de se buscar modais alternativos para o escoamento da commodity. O modelo predominante do uso do transporte rodoviário mostra-se mais custoso e também apresenta vários entraves, devido às condições das rodovias brasileiras. Todavia, a implantação dos planos do governo federal, com a expansão do transporte ferroviário, ainda é incipiente. |
Orientador: |
André Lacombe Penna da Rocha |
Palavras-chave: |
Logística; Soja; Exportação; Transporte |