Instituição de ensino: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
Programa: |
História |
Autor: |
Ana Cristina de Oliveira Garcia |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2009 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
No início do século XX, a política externa de Rio Branco deslocava o campo diplomático para o eixo dos Estados Unidos, procurando diminuir a hegemonia econômica inglesa sobre o mercado interno brasileiro. A construção dessa aliança político-comercial coincide com o período de intensa exportação de capitais financeiros europeus para países periféricos, o que favorece a entrada de grandes corporações monopolistas para controle da produção agrário-exportadora do país. O foco dessa dissertação é a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, empreendimento que abriu caminho para a atuação do Sindicato Farquhar, caso ilustrativo da formação de monopólio direcionada ao escoamento da produção de borracha, produto que elevou a região amazônica a principal exportadora para atender a demanda dos países industriais. A projeção de um império do norte-americano Percival Farquhar, a partir das empresas Madeira-Mamoré Railway Co., Amazon River Steam Navigation e Port of Para, encontrou na conjuntura econômica da época os fatores determinantes para seu surgimento e também para o seu fim. |
Orientador: |
Maria Teresa Toríbio Brittes Lemos |
Palavras-chave: |
Ferrovias; Sindicato Farquahr; Percival Farquhar; Imperialis |