Instituição de ensino:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Programa:

História

Autor:

Ana Cristina de Oliveira Garcia

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2009

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Resumo:

 No início do século XX, a política externa de Rio Branco deslocava o campo diplomático para o eixo dos Estados Unidos, procurando diminuir a hegemonia econômica inglesa sobre o mercado interno brasileiro. A construção dessa aliança político-comercial coincide com o período de intensa exportação de capitais financeiros europeus para países periféricos, o que favorece a entrada de grandes corporações monopolistas para controle da produção agrário-exportadora do país. O foco dessa dissertação é a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, empreendimento que abriu caminho para a atuação do Sindicato Farquhar, caso ilustrativo da formação de monopólio direcionada ao escoamento da produção de borracha, produto que elevou a região amazônica a principal exportadora para atender a demanda dos países industriais. A projeção de um império do norte-americano Percival Farquhar, a partir das empresas Madeira-Mamoré Railway Co., Amazon River Steam Navigation e Port of Para, encontrou na conjuntura econômica da época os fatores determinantes para seu surgimento e também para o seu fim.

Orientador:

Maria Teresa Toríbio Brittes Lemos

Palavras-chave:

Ferrovias; Sindicato Farquahr; Percival Farquhar; Imperialis