Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Jana Tabak

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2009

Link:

http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=14536@1

Resumo:

 Tendo como referenciais teóricos o instrumental do campo de resolução de conflito e a discussão feita por Michel Foucault em Vigiar e Punir, esta dissertação tem por objetivo verificar a relação entre o programa de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) desenvolvido pela ONU e a percepção das ex-crianças soldado acerca do processo de transição à vida civil no pós-conflito armado. Estima-se que, atualmente, há cerca de 300 mil crianças soldado em todo o mundo. Diante deste cenário, um dos principais desafios é reverter os efeitos da participação em conflitos armados e, conseqüentemente, restabelecer o futuro destes jovens. O programa de DDR direcionado às crianças soldado aparece como a principal ferramenta para lidar com as necessidades destes jovens e garantir o retorno deles à vida civil no pós-conflito armado. Assegurar o rompimento destes meninos e meninas com a vida militar é um dos passos fundamentais do processo de peace-building, uma vez que estamos lidando com um grupo que funciona como um motor indispensável das novas guerras. Argumenta-se que o programa de DDR é uma ferramenta em potencial, i.e., apresenta recursos capazes de contribuir para transição bem-sucedida de ex-meninos e meninas soldado à vida civil. No entanto, a adoção de um padrão de infância pelas Nações Unidas, que não é necessariamente adequado às distintas sociedades, minimiza as chances de sucesso do programa de DDR na prática. Através da análise de 86 depoimentos de ex-crianças soldado oriundos de 21 países distintos, que participaram ou não do programa de DDR, busca-se, dessa forma, identificar se há ou não correspondência entre os desejos, medos e frustrações expressos nestes relatos e a prática do DDR.

Orientador:

Nizar Messari

Palavras-chave:

Nações Unidas (ONU); Pacificação; Resolução de conflitos