Instituição de ensino:

Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA)

Programa:

Relações Internacionais para a América do Sul

Autor:

Carla Conceição Sampaio de Sousa

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2009

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Resumo:

 Esta dissertação trata do desafio que o Brasil enfrenta no que diz respeito à democratização do ensino superior. As universidades, historicamente freqüentadas quase exclusivamente pelas elites, se vêem diante da necessidade de expandir seu alcance em direção às classes mais populares e a lugares mais remotos deste país de dimensões continentais. Diante desta realidade, o governo brasileiro vem executando alguns projetos para que tal democratização aconteça, com a intenção de promover uma aceleração do desenvolvimento social por meio da educação. Pois, não há progresso sem disseminação de conhecimento, principalmente em mundo cada vez mais globalizado e digital e com cultura tecnológica que tende à inovação contínua. A interação entre os indivíduos e a aceleração na transmissão do conhecimento se tornam prementes. A necessidade da formação intelectual do individuo através da formação universitária torna-se uma necessidade para o desenvolvimento do país. Para alcançar seus objetivos o governo faz uso de uma ferramenta importante neste processo: a tecnologia para disseminação do conhecimento. Com o avanço das tecnologias de informação, como a internet, que elimina barreiras geográficas e constrói redes de desenvolvimento de conhecimentos, as fronteiras foram rompidas. A inteligência humana está em processo acelerado de evolução. O uso da tecnologia digital permite que o conhecimento e a formação do indivíduo possa se dar em qualquer parte do mundo, a sala de aula será onde o individuo se encontre. A utilização do ensino a distância é a forma que o governo brasileiro encontrou para diminuir o déficit da formação universitária no Brasil.

Orientador:

Suzana de Castro Amaral Vieira

Palavras-chave:

Democratização do ensino; Ensino superior; Brasil