Instituição de ensino:

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Programa:

Sociologia

Autor:

Mariana Delgado Barbieri Rezzaghi

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2009

Link:

 

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/zeus/auth.php?back=http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000466744&go=x&code=x&unit=x

Resumo:

 A presente pesquisa busca apresentar as transformações no ensino ocorridas durante a Revolução Cultural Chinesa, incentivadas pela necessidade de se avançar na sociedade de transição. Construir o novo homem é tarefa dos novos planos pedagógicos; e superar o ensino burguês, atingir as massas e fortalecer a ideologia proletária é fundamental. Apresentamos, brevemente, a questão da revolucionarização das relações de produção, que era o objetivo central da Revolução Cultural visando atingir uma sociedade comunista e, finalmente, a questão da superação da divisão entre trabalho manual e intelectual será abordada como meio de facilitar a revolucionarização através da referida mudança do ensino.

Orientador:

Márcio Bilharinho Naves

Palavras-chave:

China; Educação; Socialismo; História - Revolução Cultural