Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

icone impressorasVersão para impressão

 

Alocução de boas-vindas do Ministro Carlos França por ocasião da abertura do 30º Aniversário da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) – Brasília, 19/07/2021[*]

Senhoras e senhores,

Gostaria de iniciar este evento comemorativo dos 30 anos da ABACC saudando os demais representantes dos membros do Acordo Quadripartite, começando pelo senhor Ministro de Estado das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Felipe Solá, senhora Secretária da ABACC, Dra. Elena Maceiras, senhor Secretário-Adjunto da ABACC, Dr. Marco Marzo, e o senhor Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), embaixador Rafael Grossi, que se encontra em visita oficial ao Brasil e que muito nos honra com sua presença.

Gostaria de saudar também o senhor Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina, Dr. Roberto Salvarezza, senhor Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

É um grande prazer recebê-los no Rio de Janeiro, como dizia, na sede original do Palácio Itamaraty, um edifício de enorme tradição e significado, sobretudo para nós aqui, do Serviço Exterior Brasileiro, para este evento em que Brasil e Argentina comemoram o trigésimo aniversário da ABACC. Nessas três décadas, a organização já deixou sua marca na história de nossos países.

Com o evento de hoje, queremos honrar a operação de exemplar arranjo de verificação e transparência no campo da não proliferação nuclear. Queremos compartilhar com nossos parceiros essas exitosas experiências, que, esperamos, possam servir de inspiração para outros países e regiões que enfrentam tensões ou desconfianças nessas áreas. E queremos, sobretudo, reiterar nosso firme compromisso com a preservação e contínuo aprimoramento desse arranjo, de modo que os próximos 30 anos da ABACC sejam tão profícuos como esses primeiros.

Não pretendo me alongar neste discurso de boas-vindas, pois voltarei a me pronunciar mais adiante, junto com os demais representantes dos governos membros da ABACC.

Ao desejar, mais uma vez, as boas-vindas a todos e a todas a este evento comemorativo, passo a palavra à Secretária da ABACC, Dra. Elena Maceiras, para suas palavras de abertura.

Muito obrigado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página