Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Webinário “A associação do Brasil à CERN: oportunidades e desafios”.
Início do conteúdo da página

tela cern 1920x1080px

 

O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), realizaram, em 19 de agosto de 2021, o webinário “A associação do Brasil à CERN: oportunidades e desafios”.

As discussões em torno da retomada das negociações para acessão do Brasil à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), iniciadas em 2010, ganharam novo ímpeto, em junho de 2019, a partir de visita do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) à organização internacional e posterior apresentação de cronograma de procedimentos e ações internas ao Senhor Presidente da República, que permitiriam a entrada do País na organização como membro-associado.

Trata-se da possibilidade de ingresso do Brasil em um dos maiores centros de pesquisa e laboratórios em física de altas energias e física de partículas do mundo, cujo acesso a pesquisadores e a empresas possibilita o desenvolvimento de tecnologias aplicadas em novos materiais, em particular úteis para a indústria 4.0, setor aeroespacial, tecnologias emergentes, isótopos de saúde, entre outras. São áreas que contribuem para o crescimento da economia por meio de incrementos de produtividade e da inovação tecnológica, bem como pela criação ou ampliação de mercados e empregos qualificados.

Nesse contexto insere-se o webinário, com vistas a fomentar o debate de diversos segmentos da sociedade brasileira em torno dos benefícios e desafios da associação do Brasil à CERN.

Assista ao webinário no canal da FUNAG no Youtube.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página