Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG lança obra sobre a gestão de Vasco Leitão da Cunha no Itamaraty
Início do conteúdo da página

FUNAG lança obra sobre a gestão de Vasco Leitão da Cunha no Itamaraty

 

Vasco1

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publicou gratuitamente em sua biblioteca digital a obra A gestão de Vasco Leitão da Cunha no Itamaraty e a política externa brasileira: seleção de documentos diplomáticos (1964-1965), organizada pelo diplomata Henri Carrières.

A publicação, em dois volumes, reúne documentos da gestão do Embaixador Vasco Leitão da Cunha como Ministro das Relações Exteriores. O material vem acompanhado de notas explicativas que ajudam a situá-lo em seu quadro histórico. Também foram incluídos um álbum com fotografias da época, recuperadas nos acervos do Itamaraty e do Arquivo Nacional, e uma cronologia da ação diplomática brasileira nos anos em questão.

Dentre os temas abordados na obra figuram as relações com os Estados Unidos e com os países a leste da Cortina de Ferro; o rompimento com Cuba; a questão colonial portuguesa; a ação em foros multilaterais; e a participação de tropas brasileiras na Força Interamericana de Paz na República Dominicana. As informações apresentadas ampliam o conhecimento disponível sobre o período ou trazem de volta à luz episódios como a reunião de chefes de missão do Brasil em países socialistas, realizada em Viena, em julho de 1965.

Resultado de ampla pesquisa nos arquivos do Itamaraty, a obra será de valia tanto para o pesquisador especializado como para o público em geral interessado em história diplomática.

Acesse a obra em: http://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/37-1151-1

registrado em:
Fim do conteúdo da página