foto capa

 

O Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), elabora o "Repertório de Política Externa". Trata-se de uma compilação, organizada por temas, de trechos selecionados de manifestações públicas de altas autoridades brasileiras no campo da política externa e das relações internacionais. As citações são retiradas de discursos, artigos e entrevistas do presidente da República, do vice-presidente da República, do ministro de Estado e do secretário-geral das Relações Exteriores, além de outras altas autoridades e notas de imprensa do Itamaraty.

O objetivo desse trabalho é o de divulgar, para estudantes, pesquisadores e demais interessados, a visão do governo brasileiro sobre os principais temas da agenda internacional e de nossa ação externa, buscando facilitar iniciativas de pesquisa e estudo de nossa diplomacia.

No banco de dados disponível neste website, encontram-se registros a partir de 12 de maio de 2016. Para realizar buscas com base em palavras-chave, clique na aba “Pesquisar”. Para acessar os trechos de um tema específico, clique na aba “Categorias”, ou, ainda, acesse os trechos por ordem de atualização na aba “Últimas atualizações”.

 

Além de buscas no banco de dados, também disponibilizamos compilações consolidadas por períodos, em pdf, na aba “Dados consolidados por período”.