Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG
Início do conteúdo da página

Livro "Estatísticas para o estudo das Relações Internacionais: maio 2016"

Citar este livro: INSTITUTO DE PESQUISA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Estatísticas para o estudo das Relações Internacionais: maio 2016 = Statistics for the study of international relations: May 2016. Brasília: FUNAG, 2016.

O livro é uma compilação de diversas estatísticas relevantes para o estudo das relações internacionais contemporâneas. Nesta publicação, o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), atualiza e amplia as estatísticas publicadas pela Funag em 2007, 2008 e 2009. Os dados apresentados indicam os recursos clássicos de poder (território, população, produto interno bruto, reservas de petróleo, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, gastos militares e vários indicadores socioeconômicos), e também as vulnerabilidades (como doenças, mortalidade, dívida externa, inflação) dos principais países do mundo.

Para cada item, apresentam-se os dez principais países no mundo e a distribuição na América do Sul, além de outros países relevantes de outras regiões e grupos (BRICS e países europeus, por exemplo), caso não figurem entre os primeiros.

Esta publicação parte do pressuposto da importância dos dados estruturais para a compreensão do cenário mundial e da ação diplomática. O formulador e executor da política externa e o estudioso das relações internacionais não podem deixar-se confundir pelas conjunturas e circunstâncias do momento, exploradas pela mídia, perdendo de vista os volumes agregados e as tendências macroestruturais de longo prazo. É necessário sempre ter presente os fatores de poder para compreender as verdadeiras dimensões dos atores em interação no mundo e planejar a ação política.

 Baixe aqui o pdf do livro Estatísticas 2016

Conheça também as edições anteriores, compiladas pela Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores, e publicadas pela FUNAG:

Estatísticas - 2007 Estatísticas - 2008 Estatísticas - 2009

 

 Além das estatísticas contidas no livro, o IPRI coleta e sistematiza documentos sobre temas atinentes às Relações Internacionais e à Política Externa Brasileira. Conheça também a nossa relação tabelas e gráficos com outros indicadores relevantes.

 

Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 12h46
registrado em:
Fim do conteúdo da página