Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Podcasts
Início do conteúdo da página

Diretora do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do MRE comenta os resultados da visita do Presidente Jair Bolsonaro à Índia

A FUNAG convidou a diretora do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do MRE, embaixadora Maria Izabel Vieira, para falar dos resultados da visita de Estado do presidente Jair Bolsonaro à Índia, realizada entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2020, e das perspectivas nas relações entre os dois países.

"70 anos das Convenções de Genebra" - Debates 3

Neste episódio, vamos ouvir o debate que se seguiu ao painel "Regulação de novas tecnologias de guerra no âmbito do direito internacional humanitário". O painel foi moderado pelo coordenador de Assuntos de Segurança Cibernética e chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Ministério das Relações Exteriores, ministro Marcelo Paz Saraiva Câmara. Foram convidados para falar sobre o tema a promotora de Justiça do Ministério Público Militar Najla Nassif Palma e o consultor legislativo do Senado Federal Tarcísio del Maso.

"70 anos das Convenções de Genebra" - Tarcísio del Maso

Neste episódio do podcast da Fundação Alexandre de Gusmão, vamos ouvir a palestra do consultor legislativo do Senado Federal Tarcísio del Maso no painel "Regulação de novas tecnologias de guerra no âmbito do direito internacional humanitário".

"70 anos das Convenções de Genebra" - Najla Nassif Palma 

Neste episódio do podcast da Fundação Alexandre de Gusmão, vamos ouvir a  palestra da promotora de Justiça do Ministério Público Militar Najla Nassif Palma no painel "Regulação de novas tecnologias de guerra no âmbito do direito internacional humanitário".

No evento, a palestrante apresentou um PowerPoint sobre o assunto (acesse aqui). 

"70 anos das Convenções de Genebra" - Debate 2

Neste episódio, vamos ouvir o debate que se seguiu ao painel "Desafios contemporâneos ao direito internacional humanitário e à implementação das Convenções  de Genebra" no seminário “70 anos das Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional humanitário”.

"70 anos das Convenções de Genebra" - Sylvia Steiner

Neste episódio do podcast da Fundação Alexandre de Gusmão, vamos ouvir a palestra da juíza Sylvia Steiner no painel sobre os desafios contemporâneos ao DIH e à implementação das Convenções de Genebra no seminário “70 anos das Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional humanitário”.

"70 anos das Convenções de Genebra" - Ezequiel Heffes

Neste episódio do podcast da Fundação Alexandre de Gusmão, vamos ouvir a palestra do Ezequiel Heffes no painel sobre os desafios contemporâneos ao DIH e à implementação das Convenções de Genebra no seminário “70 anos das Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional humanitário”.

"70 anos das Convenções de Genebra" - Debate 1

Neste episódio do podcast da Fundação Alexandre de Gusmão, vamos ouvir o  debate que se seguiu ao painel de alto nível do seminário “70 anos das Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional humanitário”.

"70 anos das Convenções de Genebra" - Sylvia Steiner

Palestrada ex-juíza do Tribunal Penal Internacional (TPI), juíza Sylvia Steiner, no painel de alto nível do seminário “70 anos das Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional humanitário”.

"70 anos das Convenções de Genebra" - Fernando Rodrigues Goulart

Palestra do ex-comandante da Força Multinacional das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH), general Fernando Rodrigues Goulart, no painel  de alto nível do seminário “70 anos das Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional humanitário”.

"70 anos das Convenções de Genebra" - Luís Fernando Abbott Galvão

Palestra do diretor do Departamento de Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luís Fernando Abbott Galvão, no painel de alto nível do seminário “70 anos das Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional humanitário”.

Seminário “70 anos das Convenções de Genebra" - Mesa de abertura

Com o intuito de celebrar os 70 anos das Convenções de Genebra, o  Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão  (FUNAG), a Embaixada da Suíça em Brasília e a Delegação Regional do  Comitê Internacional da Cruz Vermelha realizaram, em 31 de outubro de  2019, no Instituto Rio Branco (IRBr), o seminário “70 anos das  Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional  humanitário”.

O seminário ressaltou a importância do direito internacional  humanitário e refletiu sobre os desafios atuais à sua implementação.

Estiveram presentes à mesa de abertura a diretora-geral do IRBr,  embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota; o embaixador da Suíça no  Brasil, Andrea Semadeni; a chefe da Delegação Regional do Comitê  Internacional da Cruz Vermelha, Simone Casabianca-Aeschlimann; e o  presidente da FUNAG, ministro Roberto Goidanich.

Governança global e autodeterminação popular - DEBATES

Neste episódio do podcast da Fundação Alexandre de Gusmão, vamos ouvir o debate que se seguiu à palestra “Governança global e autodeterminação popular”, proferida por Filipe Martins, assessor especial de Assuntos Internacionais do presidente da República.

O palestrante respondeu as perguntas levantadas pelo público presente no evento.

Governança global e autodeterminação popular

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Instituto Rio Branco (IRBr) promoveram, em 9 de maio, a palestra-debate “Governança global e autodeterminação popular”, de Filipe G. Martins, assessor especial de Assuntos Internacionais do presidente da República.

Formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), Filipe Martins também é professor, escritor e analista político, com especial interesse em filosofia política, geopolítica e forecasting.

Compuseram a mesa as embaixadoras Maria Stela Pompeu Brasil Frota, diretora do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) da FUNAG, e Gisela Maria Figueiredo Padovan, diretora do IRBr.

Em sua exposição durante aproximadamente duas horas, Martins abordou temas que cobrem grandes desafios da atualidade. Tratou, entre outros conceitos, da diferença entre globalismo e globalização, da governança global, do nacionalismo e da democracia.

Participaram do evento diplomatas, acadêmicos, jornalistas e estudantes.

Seminário Globalismo: Flávio Morgenstern, escritor, analista político e editor do site Senso incomum

O escritor, analista político e editor do site Senso incomum, Flávio Morgenstern, proferiu a palestra "Democracia, povo e representatividade na era do globalismo" no seminário “Globalismo”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) no dia 10 de junho. 

O seminário promoveu debate entre membros do governo e da sociedade sobre o conceito e o fenômeno do globalismo e suas implicações para as relações internacionais contemporâneas.

Seminário Globalismo: Alexandre Costa, autor do livro Introdução à Nova Ordem Mundial

O autor dos livros Introdução à Nova Ordem Mundial e O Brasil e a Nova Ordem Mundial, Alexandre Costa, proferiu a palestra "A evolução do globalismo" no seminário “Globalismo”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) no dia 10 de junho. 

O seminário promoveu debate entre membros do governo e da sociedade sobre o conceito e o fenômeno do globalismo e suas implicações para as relações internacionais contemporâneas. 

Seminário Globalismo: Christopher Buskirk, editor da revista American Greatness

O editor da revista American Greatness, Christopher Buskirk, proferiu a palestra "How globalism threatens national sovereignty, self-determination, and individual liberty" no seminário “Globalismo”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) no dia 10 de junho. 

O seminário promoveu debate entre membros do governo e da sociedade sobre o conceito e o fenômeno do globalismo e suas implicações para as relações internacionais contemporâneas. 

Seminário Globalismo: Ludmila Lins Grilo, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

A Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Ludmila Lins Grilo proferiu a palestra "O ativismo judicial a serviço do globalismo" no seminário “Globalismo”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) no dia 10 de junho.

O seminário promoveu debate entre membros do governo e da sociedade sobre o conceito e o fenômeno do globalismo e suas implicações para as relações internacionais contemporâneas.

Seminário Globalismo: Deputada Federal Christine Nogueira dos Reis Tonietto (PSL/RJ)

A Deputada Federal Christine Nogueira dos Reis Tonietto (PSL/RJ) proferiu a palestra "Educação globalista e a proposta de secundarizar as instituições" no seminário “Globalismo”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) no dia 10 de junho. 

O seminário promoveu debate entre membros do governo e da sociedade sobre o conceito e o fenômeno do globalismo e suas implicações para as relações internacionais contemporâneas.

Seminário Globalismo: Assessor do Presidente da República, Filipe G. Martins

O Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Presidente da República, Filipe G. Martins, proferiu a palestra "Globalismo: teoria da conspiração ou fenômeno político observável?" no seminário “Globalismo”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) no dia 10 de junho.

Seminário Globalismo: Abertura do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo

O Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo, proferiu a palestra de abertura do seminário “Globalismo”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) no dia 10 de junho (English subtitles).

O seminário promoveu debate entre membros do governo e da sociedade sobre o conceito e o fenômeno do globalismo e suas implicações para as relações internacionais contemporâneas.

Diretor do Departamento do MERCOSUL e Integração Regional, ministro Michel Arslanian, comenta os resultados da presidência brasileira do MERCOSUL

No dia 5 de dezembro de 2019, o Brasil foi sede da LV Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL, realizada em Bento Gonçalves, na região do Vale dos Vinhedos. Para falar um pouco sobre essa reunião, convidamos para o nosso podcast o diretor do Departamento do MERCOSUL do Itamaraty, ministro Michel Arslanian.

Diretor do Departamento da África do Itamaraty comenta a missão do ministro Ernesto Araújo em países africanos

O ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, visita Cabo Verde, Senegal, Nigéria e Angola no período de 8 a 13 de dezembro de 2019. Para comentar a missão do ministro nesses quatro países integrantes do entorno estratégico brasileiro no Atlântico Sul, convidamos o diretor do Departamento da África do MRE, ministro Rodrigo Gabsch.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página