Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Seminário internacional 1918: da guerra à paz. São Paulo e a Grande Guerra

No marco do centenário do armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) realizou, em 5 de novembro, na cidade de São Paulo, o seminário internacional "1918: da guerra à paz. São Paulo e a Grande Guerra", em parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). 

Abiram o evento o diretor da FAAP, embaixador Rubens Ricupero, e o presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, que traçaram um panorama geral do conflito o qual, por suas dimensões agigantadas, passou a História como a Grande Guerra.

Em seguida, o embaixador Ricupero fez palestra sobre o papel do Brasil na Primeira Guerra Mundial.

Logo após, falaram o professor Emilio Franzina, da Universidade de Verona, sobre os ítalo-brasileiros que combateram no exército italiano; e o professor Francisco Foot Hardman, da UNICAMP, sobre o movimento pacifista em São Paulo. Confira a lista de participantes e a programação completa.

Por ocasião do centenário da entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial, a FUNAG organizou no Rio de Janeiro, em novembro de 2017, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o seminário “O Brasil e a Grande Guerra: diplomacia e história”, do qual participaram especialistas brasileiros e estrangeiros. Saiba mais.

É propósito da FUNAG editar e publicar, em 2019, livro sobre o tema, reunindo textos dos dois seminários.

Confira a programação completa. 
 


Fotos: Aline Canassa, Fernando Silveira e Rafayane Carvalho / FAAP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página