Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cerimônia de lançamento do livro “Epitacio Pessôa: Na Europa e no Brasil”

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Museu Histórico Nacional (MHN) realizaram, em 24 de outubro, no auditório do MHN, no Rio de Janeiro, o lançamento do livro “Epitacio Pessôa: Na Europa e no Brasil”, do embaixador Carlos Alberto Pessôa Pardellas.

A obra conta com apresentação do embaixador e membro da Academia Brasileira de Letras, Alberto da Costa e Silva, prólogo do presidente da FUNAG, embaixador Sergio E. Moreira Lima, e posfácio do ex-chanceler, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-membro da Corte Internacional de Justiça da Haia, Francisco Rezek, que estiveram presentes com o autor na cerimônia de lançamento.

O livro parte de importante fonte primária inédita, as anotações diárias de viagem do futuro presidente da República à Europa em 1897, reunidas por seu neto, Pardellas, que elaborou biografia e apêndice. A obra permite melhor conhecer Epitácio Pessoa, o estadista, jurista e diplomata brasileiro que defendeu interesses e valores do Brasil após a Grande Guerra (1914-1918), e que contribuiu para a elaboração do Estatuto da Liga das Nações e tornou-se um dos construtores do mundo moderno (STREETER). 

A iniciativa é oportuna, pois novembro marca o centenário do armistício da Grande Guerra. Também participaram do evento outros diplomatas, acadêmicos e autoridades.

A obra já está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

Fotos: Ricardo Padue. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página