Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
FUNAG publica "Cadernos de Política Exterior - nº7"
 
Cadernos 7
 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica o sétimo número dos "Cadernos de Política Exterior", revista editada pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI). A exemplo das edições anteriores, a obra reúne textos de diplomatas, acadêmicos e especialistas sobre as relações internacionais e a política externa brasileira.

Esta edição inicia-se com o artigo do secretário de Planejamento Diplomático do Itamaraty, Benoni Belli, a respeito do discernimento político como elemento central no fazer diplomático. Na sequência, o embaixador Arthur Meyer analisa três conferências proferidas pelo jurista e futuro ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, Francisco Clementino de San Tiago Dantas, na Escola Superior de Guerra (ESG), nos anos 1950.

A seção "Notas e Documentos" reproduz palestra do diretor-geral do Instituto Rio Branco (IRBr), embaixador José Estanislau do Amaral Neto, proferida na Semana de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em 2017. O texto expõe o ponto de vista do embaixador sobre a formação do diplomata contemporâneo, tendo como referências o contexto internacional e o perfil esperado desses profissionais.

A revista, incluindo os outros números, está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página