Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FUNAG publica o livro “Reduzindo o Custo de Ser Estrangeiro: o apoio do Itamaraty à internacionalização de empresas brasileiras”

Rotativo

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica o livro “Reduzindo o Custo de Ser Estrangeiro: o apoio do Itamaraty à internacionalização de empresas brasileiras”, do conselheiro Cristiano Franco Berbert. A partir de sua tese apresentada no Curso de Altos Estudos (CAE) do Instituto Rio Branco, a obra busca, com base na pesquisa de casos concretos, identificar e destacar a contribuição específica do Ministério das Relações Exteriores (MRE) às empresas em processo de internacionalização. Para o autor, os serviços prestados ao setor empresarial pela rede de Embaixadas e Consulados-Gerais auxiliam nossas transnacionais a reduzir o “custo de ser estrangeiro”.

O prefácio é de Joseph C. Marques, professor visitante da Escola de Genebra de Diplomacia e Relações Internacionais. Nele, Joseph considera que o livro “reforça a importante noção de que as empresas brasileiras são fundamentais para a política externa e estimula a discussão sobre a melhor maneira de o MRE contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e para captar maior fatia do mercado internacional”.

A obra está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página