Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FUNAG lança o livro “Epitacio Pessôa: Na Europa e no Brasil”

 

EPITACIOPESSOA

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lança o livro “Epitacio Pessôa: Na Europa e no Brasil”, do embaixador Carlos Alberto Pessôa Pardellas. A obra parte de importante fonte primária inédita, as anotações diárias de viagem do futuro presidente da República à Europa em 1897, reunidas por seu neto, Pardellas, que elaborou biografia e apêndice.

Na apresentação, o embaixador Alberto da Costa e Silva observa que os comentários e a biogra­fia que Pardellas juntou ao diário do avô nos devolvem parte do que fomos na primeira metade do século XX. No prefácio, o embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, presidente da FUNAG, contextualiza a obra, analisando-a da perspectiva da história diplomática e da evolução da política externa brasileira.

Por sua vez, no prólogo, o jurista e ex-ministro das Relações Exteriores, Francisco Rezek comenta que Epitacio Pessôa foi “um ícone no parlamento, no governo e na justiça, cuja trajetória ninguém jamais igualou (...) foi seu o legado do Direito Internacional do seu tempo: a primeira abordagem convencional do direito dos tratados, aprovada na conferência pan-americana de Havana, em 1928, resulta de um projeto seu – em que a doutrina veio a reconhecer maior qualidade que a do produto final, trabalhado e votado pela conferência.”

A obra já está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página