Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FUNAG publica o livro “História da África e Relações com o Brasil”

rotativo historia da africa

Organizado pelo embaixador do Brasil em Pretória, Nedilson Jorge, o livro reúne intervenções de historiadores, professores e especialistas feitas durante a realização do seminário "História da África e Relações com o Brasil". Promovido pelo Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com o apoio do Instituto Rio Branco, o evento expôs diferentes visões sobre o continente africano, sobre suas relações com o Brasil e sobre a própria sociedade brasileira.

Nedilson Jorge, no prefácio, ressalta que o caráter histórico e multifacetado das relações Brasil-África reveste-se de especial importância com a necessidade de constante debate sobre o tema. Acrescenta que a realização do seminário foi uma exitosa tentativa de abrir o debate sobre as inúmeras possibilidades de cooperação, aproximação, troca de conhecimento e cognitivismo mútuo entre o Brasil e o continente africano.

Em sua apresentação, o embaixador Fernando José Marroni de Abreu, subsecretário-geral da África e do Oriente Médio do MRE, destaca que o leitor constatará elevada qualidade das intervenções, nas quais se depara com finos diagnósticos e inovadores conceitos. Por fim, observa que os painelistas distinguem-se por suas sólidas carreiras profissionais – acadêmicas e diplomáticas – que contribuíram para entender a África e aproximá-la do Brasil.

A obra encontra-se disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página