Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

VI Conferência Brasileiros no Mundo

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior (DCB) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), realizaram, de 23 a 25 de maio, a VI Conferência Brasileiros no Mundo, em Salvador (BA).

Abriram o evento o presidente da FUNAG, embaixador Sérgio E. Moreira lima (confira o discurso); a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior (DCB), Embaixadora Luiza Lopes; o coordenador-geral do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), Sr. Marcos Viana, e a coordenadora de Comunicação do CRBE, Sra. Valéria Sasser. (Assista ao vídeo de abertura)

Por meio do CRBE, o Itamaraty mantém canal permanente de diálogo com as comunidades brasileiras emigradas. Foram discutidos os avanços obtidos nos últimos dez anos e as estratégias futuras, sobre temas como enfrentamento à violência de gênero, apoio à educação continuada e ao microempreendedorismo brasileiro no exterior, manutenção de laços culturais e afetivos com o Brasil, fomento ao associativismo, entre outros. (Confira a apresentação da Divisão de Assistência Consular - DAC/MRE)

Participaram da Conferência representantes das Comunidades Brasileiras no Exterior, de mais de vinte países, incluindo Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Líbano, Portugal, Reino Unido e Suriname (veja a lista completa), além de instituições governamentais e sociais, jornalistas e pesquisadores.

O encontro foi transmitido online e já está disponível no canal da Fundação (funagbrasil), no YouTube. Assista aos vídeos com toda a programação dos três dias.

Fotos: Cândido.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página