Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FUNAG publica “Righteous Among the Nations”

 

Justos

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica o livro “Righteous Among the Nations”. A obra retrata a atuação heroica dos diplomatas Luiz Martins de Souza Dantas (embaixador do Brasil na França nos anos de 1922 a 1944) e Raoul Wallenberg (diplomata sueco na Hungria entre 1944 e 1945), que se arriscaram para proteger vítimas do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.

“É um dever solene lembrar de quem correu o risco de suas próprias vidas para restaurar a nossa humanidade perdida”, afirma o Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, na apresentação da obra.

Souza Dantas e Raoul Wallenberg “estão inscritos na lista honorífica de 'homens justos entre as nações', por conta do árduo trabalho para salvar vidas de judeus, no início e no final do horrível Holocausto”, declara o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, no prefácio do livro.

O perfil do embaixador brasileiro foi escrito pelo professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fábio Koifman, e a peça sobre Raoul Wallenberg foi elaborada por Jill Blonsky, membro da Fundação Wallenberg - cuja missão é desenvolver programas educacionais e campanhas de conscientização pública baseadas nos valores de solidariedade e coragem cívica dos salvadores do Holocausto.

A obra original foi publicada pela Embaixada do Brasil em Estocolmo em 2014. 

O livro está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página