Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Seminário Palácios: Expressão Espacial do Poder Político

 

rotativo

 

A Fundação Alexandre de Gusmão e a Comissão RE50 (Cinquentenário do Palácio Itamaraty, Brasília) convidam para o seminário internacional Palácios: Expressão Espacial do Poder Político, que será realizado no Palácio Itamaraty, em Brasília, em 19 e 20 de outubro.

O seminário "Palácios: expressão espacial do poder político" propõe uma discussão sobre os Palácios enquanto fenômeno arquitetônico e social a partir da análise dos programas de edificações palacianas construídas em diferentes épocas e sistemas políticos, de Versalhes às sedes de organismos internacionais.

A primeira sessão será consagrada ao exame de alguns edifícios palacianos a partir do triplo programa (simbólico, social e funcional). Na segunda sessão, a discussão se ampliará para a relação do palácio com a pólis, enquanto centro de decisões de poder e palco e símbolo do jogo de forças do corpo político que o investe. Uma terceira sessão será consagrada aos interiores palacianos, suas obras de arte e seu mobiliário.

A quarta sessão será consagrada à discussão da definição do palácio e das abordagens metodológicas que permitam abarcar o palácio enquanto fenômeno arquitetônico, social e estético. Nesta sessão será apresentada a experiência do Centro de Pesquisa do Castelo de Versalhes, que estuda a sede da monarquia francesa nos séculos XVII e XVIII por meio de uma abordagem multidisciplinar, que vai dos estudos arquitetônicos à musicologia.

A última sessão será dedicada a uma discussão sobre o futuro dos palácios. As novas tecnologias e novas formas de comunicação, baseadas na imaterialidade da imagem e na velocidade e informalidade das redes virtuais, acarretam importantes mudanças nas forma de representação do poder estatal. As cerimônias deixam de ser organizadas em função dos assistentes, passando a atender aos imperativos da fotografia e da televisão, que aproximam a autoridade do espectador. Busca-se não mais impor o temor reverencial, mas a aproximação carismática do líder com a população. Essas transformações acarretam importantes mudanças não somente no funcionamento espacial dos palácios, mas na sua própria função dentro do aparato simbólico do Estado.

Veja aqui a programação completa do evento (português e inglês) e confira o documento de referência do seminário, nas versões português, inglês e francês

Inscreva-se

Serviço:

Seminário: Palácios: Expressão Espacial do Poder Político.

Local: Palácio Itamaraty, em Brasília.

Data e horário: 19 e 20 de outubro, às 11h. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página