FUNAG convida para a conferência “Japão, Coreia do Sul e Austrália: Parceiros do Brasil na Ásia-Pacífico”, com a Diretora de Departamento de Japão, Península Coreana e Pacífico do Itamaraty, Ministra Cecília Kiku Ishitani, na próxima quarta-feira, 3 de março, às 18h (horário de Brasília).
FUNAG transmitiu a conferência do Diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Itamaraty, Ministro Alexandre Peña Ghisleni, sobre a diplomacia do agronegócio, no dia 23 de fevereiro.
O BIS, “o banco central dos bancos centrais” é a mais antiga e uma das mais importantes instituições financeiras internacionais, porém ainda é pouco conhecido fora desse nicho. A partir de perspectiva diplomática, o autor examina desde a criação e a evolução do BIS até o seu relacionamento com o Brasil, passando por considerações sobre o seu funcionamento, seu alcance geográfico, suas estruturas de governança e seu papel no estabelecimento de padrões globais de regulamentação financeira.
Editado originalmente por ocasião dos 150 anos da Independência do Brasil, o livro analisa a conformação de toda fronteira brasileira, com capítulos sobre o imperialismo inglês e francês na Amazônia brasileira, a demarcação das fronteiras com as então Guianas francesa, holandesa e inglesa, bem como sobre as fronteiras com Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) promoveu a conferência do Ministro Rodrigo D’Araújo Gabsch, Diretor do Departamento de África do Itamaraty, sobre o tema “Nova visão da política externa brasileira com a África”, no dia 9 de fevereiro.
FNUAG convida para assistir à conferência do Ministro Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, Diretor do Departamento de Organismos Econômicos Multilaterais do Itamaraty, realizada no dia 2 de fevereiro.
A Fundação Alexandre de Gusmão disponibilizou em seu canal no YouTube os vídeos da conferência do Embaixador Luiz Cesar Gasser, Diretor de Departamento de Promoção de Serviços e de Indústria do Itamaraty, realizada no dia 26 de janeiro. O evento foi promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e a FUNAG em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Publicado originalmente em 1957, o livro apresenta uma parte da grande história de Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá. Teixeira Soares escreve sobre a atuação de Mauá na região do Rio da Prata de 1851 a 1878, onde foi força fundamental da política externa brasileira, a pedido da diplomacia imperial.
FUNAG promoveu conferência do Ministro Sidney Leon Romeiro, Diretor de Departamento do Oriente Médio do Itamaraty, sobre o tema “O novo olhar do Brasil para o Oriente Médio”, no dia 15 de dezembro.
Em 3 de dezembro, realizou-se a Reunião Ordinária do Conselho de Administração Superior da FUNAG de 2020. Na ocasião, foram apresentadas a execução do programa de trabalho de 2020 (os eventos realizados e os livros publicados); a atualização do programa de trabalho e do programa editorial para 2021; a execução do orçamento de 2020; entre outros assuntos.
Redes Sociais