Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG e CPLP firmam parceria
Início do conteúdo da página

FUNAG e CPLP firmam parceria

No último dia 26, o Presidente da FUNAG, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, firmou com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Memorando de Entendimento, durante sua visita a Portugal a convite do Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Isaac Murargy.

O documento prevê parceria na realização de eventos de cooperação e debates internacionais de interesse comum nas áreas de governança global, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e democracia, cultura, entre outros.

Na sede da CPLP, Moreira Lima proferiu palestra sobre o tema “Democratização do Acesso ao Conhecimento das Relações Internacionais”. O Embaixador apresentou a Fundação e ressaltou o crescimento exponencial de acessos ao site da FUNAG e ao seu acervo bibliográfico por parte de países como Alemanha, EUA e China.

Ele demonstrou interesse em que haja a mesma dinâmica por parte dos países lusófonos, sobretudo tendo em vista o aspecto do acesso sem custo a mais de 500 publicações disponíveis em português nas áreas de política externa, relações internacionais e história diplomática brasileira. Apesar de haver livros em idiomas estrangeiros, como inglês, espanhol e alemão, 90% do acervo está na língua comum dos países lusófonos.

O Presidente da FUNAG mostrou o acervo da biblioteca virtual da Fundação e destacou a presença da instituição na lista dos think tanks mais importantes do mundo, elaborada anualmente pela Universidade da Pensilvânia.

Em janeiro deste ano, o Embaixador Murade Isaac Murargy foi recebido por Moreira Lima em Brasília, ocasião em que convidou o Presidente da FUNAG a proferir palestra na CPLP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página