Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG lança A passagem do neoestalinismo ao capitalismo liberal
Início do conteúdo da página

FUNAG lança A passagem do neoestalinismo ao capitalismo liberal

1125 Capa Reduzida Passagem do Neoestalinismo ao Capitalismo Liberal na Uniao Sovietica e na Europa OrientalA

A Fundação Alexandre de Gusmão lançou o livro A passagem do neoestalinismo ao capitalismo liberal na União Soviética e na Europa Oriental, de autoria do Embaixador Abelardo Arantes Jr, na coleção Relações Internacionais.

A obra trata de um dos acontecimentos capitais do século XX, com repercussões continuadas até agora: o encerramento da experiência um dia revolucionária no Leste europeu. O termo suscitou grande número de artigos na mídia e obras de estudiosos no exterior, mas houve escassa produção acadêmica sobre a matéria no Brasil.

O livro analisa o curso da Revolução Russa e sua mudança, sob Stalin, bem como a formação de regimes afins em sua periferia. Examina as crises daí resultantes, até a queda dos regimes neoestalinistas, em 1989-1991. Por fim, estuda as crises e guerras que surgiram na esteira da nova ordem mundial do pós-Guerra Fria.

O livro está disponível para download gratuito no site da FUNAG e também pode ser adquirido na loja virtual ou no estande promocional da Fundação, situado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

registrado em:
Fim do conteúdo da página