Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG participou do 5º Encontro Nacional da ABRI
Início do conteúdo da página

FUNAG participou do 5º Encontro Nacional da ABRI

O Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), Embaixador José Humberto de Brito Cruz, participou do 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), realizado em Belo Horizonte, de 29 a 31 de julho, no campus da PUC Minas. Durante o evento, 40 títulos publicados pela Fundação Alexandre de Gusmão estiveram disponíveis no estande de vendas (foto).

O Embaixador Brito Cruz participou do painel “Guerra, Paz e Segurança na Teoria das Relações Internacionais”, inspirado na coleção “Clássicos IPRI”, proferindo palestra sobre o tema “Kant: o Imperativo da Paz e a Relação entre a Política e a Ética nas Relações Internacionais”.

O tema do 5º Encontro foi “Redefinindo a diplomacia num mundo em transformação”. A programação contou com mesas-redondas, painéis, workshops e mostras de iniciação científica estruturadas em torno de áreas temáticas, como “Análise de Política Externa” e “Economia Política Internacional”.

Foram discutidos temas de interesse, como integração sul-americana em segurança e defesa, a prática da diplomacia e a questão da credibilidade e da reputação, a inserção do Brasil no contexto da ordem internacional relativa ao uso da energia nuclear, o processo de reforma da ONU e o conceito de autonomia na política externa brasileira.

A ABRI foi criada em 2005 e envolve as principais instituições de ensino e pesquisa em Relações Internacionais do País. Tem o intuito de estimular a produção acadêmico-científica na área e o aperfeiçoamento do ensino de graduação e pós-graduação.

5-Encontro-ABRI

registrado em:
Fim do conteúdo da página