Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG lançou, no IHGB, o livro “Navegantes, bandeirantes, diplomatas”
Início do conteúdo da página

FUNAG lançou, no IHGB, o livro “Navegantes, bandeirantes, diplomatas”

A Fundação Alexandre de Gusmão realizou, no dia 5 de agosto, quarta-feira, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o lançamento da nova edição, revisada, ampliada e acrescida de novos mapas, do livro “Navegantes, bandeirantes, diplomatas - Um ensaio sobre a formação das fronteiras do Brasil”, de autoria do diplomata e historiador Synesio Sampaio Goes Filho.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo Presidente do IHGB, Professor Arno Wehling. O Presidente da FUNAG, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, apresentou o livro. O autor, Embaixador Synesio Sampaio Goes Filho, fez palestra com base nos 16 novos mapas que ilustram a obra. Dentre os presentes no evento, estiveram os Embaixadores Luiz Felipe de Seixas Corrêa, Álvaro da Costa Franco, Otto Maia, Alexandre Addor, Jayme Villa-Lobos e Paulo Pires do Rio.

A origem do livro é uma tese apresentada no Curso de Altos Estudos (CAE) do Instituto Rio Branco (IRBr) em 1982. Editada pelo IPRI em 1991, logo se tornou uma das obras mais lidas entre as publicadas pela FUNAG e referência bibliográfica no IRBr e nos cursos de Relações Internacionais e de História do Brasil em todo o País.

A obra está disponível no portal da FUNAG para download gratuito e pode ser adquirida na loja virtual ou no estande promocional da Fundação, situado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.


ihgbnavegantes

registrado em:
Fim do conteúdo da página