Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG inaugura projeto bilateral de difusão de livros para promoção do conhecimento mútuo
Início do conteúdo da página

FUNAG inaugura projeto bilateral de difusão de livros para promoção do conhecimento mútuo

1123 reduzida a terra e o seu entorno historia da eslovenia

A FUNAG publicou o livro “A Terra e o seu Entorno - Uma História da Eslovênia”, organizado e escrito pelo historiador Oto Luthar em colaboração com outros autores.

Em 2012, a Fundação e o Centro de Pesquisa da Academia Eslovena de Ciências e Artes firmaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de estabelecer cooperação técnico-científica e cultural no campo das relações internacionais.

A publicação dos livros “A Terra e o seu Entorno: uma História da Eslovênia”, traduzida para o português, e “História do Brasil”, de autoria de Boris Fausto, traduzida para a língua eslovena, é a principal forma de implementação do acordo entre as duas entidades na primeira fase de vigência daquele Protocolo de Intenções.

A obra mostra que, desde o fim da Guerra Fria, a Europa Central ganhou nova vida. Os antigos países-fronteiras entre o Leste e o Oeste do continente constroem suas novas identidades. A Eslovênia é uma das novas sociedades democráticas e bem-sucedidas do centro da Europa.

A iniciativa da publicação tem também o mérito de inaugurar projeto de cooperação baseado no estímulo ao conhecimento recíproco, na consciência da diversidade e dos fatores de convergência histórica, política e cultural que aproximam os povos.

O Brasil é o resultado da contribuição de diferentes etnias e de imigrantes de todo o mundo, inclusive de origem eslava. Estima se que vivam hoje no País cerca de trezentos cidadãos eslovenos e entre dois mil e cinco mil descendentes, em sua maioria em São Paulo.

O estudo está disponível para download gratuito no site da FUNAG e também pode ser adquirido na loja virtual ou no estande promocional da Fundação, situado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

registrado em:
Fim do conteúdo da página