Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG lança “Dom Pedro II, Imperador do Brasil (O Imperador visto pelo barão do Rio Branco)”
Início do conteúdo da página

FUNAG lança “Dom Pedro II, Imperador do Brasil (O Imperador visto pelo barão do Rio Branco)”

site

A FUNAG lançou o livro “Dom Pedro II, Imperador do Brasil (O Imperador visto pelo barão do Rio Branco)”, de Benjamin Mossé (revisto e reescrito pelo Barão do Rio Branco). Trata-se de um ensaio biográfico sobre o monarca brasileiro, centrado na análise política dos quase cinquenta anos de seu Reinado. Benjamin Mossé, grande rabino de Avignon, era intelectual e escritor francês conhecido na Europa no século XIX.

O livro foi originalmente lançado em francês, em agosto de 1889. A reedição, ora publicada pela Fundação Alexandre de Gusmão, tomou por base a primeira versão em português, datada de 1890.

A importância da obra está sobretudo no fato de ter sido reescrita pelo barão do Rio Branco, considerado por seus biógrafos, o verdadeiro autor. Esse fato distingue o trabalho e o torna único em vários aspectos, inclusive ao permitir ao verdadeiro autor expressar seu pensamento a respeito do Segundo Reinado sem precisar identificar-se. A iniciativa é um tributo ao patrono da diplomacia brasileira e também ao biografado, Dom Pedro II.

Em julho, a FUNAG realizará a cerimônia de lançamento do livro no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro.

O livro já está disponível no portal da FUNAG para download gratuito e pode ser adquirido na loja virtual ou no estande promocional da Fundação, situado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Acesse aqui as palavras do Presidente da FUNAG na ocasião do lançamento do livro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página