Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ministro Mauro Vieira abre “XIII Curso para Diplomatas Sul-Americanos”
Início do conteúdo da página

 DSC0244 ed

No dia 11 de maio, o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, proferiu a palestra de abertura do “XIII Curso para Diplomatas Sul-Americanos”, na sala Santiago Dantas, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Para o chanceler, a realização de 13 edições do Curso para Diplomatas Sul-Americanos demonstra que a iniciativa responde a uma importante demanda de intercâmbio de ideias sobre a região e de aprofundamento do conhecimento mútuo. “A ideia do Curso é estimular diálogo franco e troca de experiências sobre a integração sul-americana. Trata-se também de um instrumento para elevar o conhecimento sobre nossas histórias e realidades nacionais, aprimorando percepções e aproximando nossos países”, destacou.

O Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Professor Marco Aurélio Garcia, falou sobre o tema “América do Sul: prioridade da Política Externa Brasileira”. Destacou a importância desse debate em um momento que representaria, para alguns especialistas, o fim de um ciclo de mudanças econômicas, sociais e políticas após mais de uma década de transformações na América do Sul.

Também participaram da abertura do Curso o Presidente da FUNAG, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima; o Subsecretário-Geral da América do Sul, Central e do Caribe, Embaixador Antonio José Ferreira Simões, e o Ex-Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Embaixador Samuel Pinheiro, que tratou das perspectivas do Mercosul e da integração regional.

A iniciativa de realização do Curso para Diplomatas começou em 2006. Desde então, 284 diplomatas sul-americanos participaram das 12 edições do Curso.

Acesse o texto do discurso do Presidente da FUNAG.

Veja aqui o programa do XIII Curso para Diplomatas Sul-Americanos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página