Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG publica a 2° edição fac-símile da obra “Rio Branco e a Política Exterior do Brasil (1902 – 1912)
Início do conteúdo da página

FUNAG publica a 2° edição fac-símile da obra "Rio Branco e a Política Exterior do Brasil (1902 – 1912)"

Rio Branco Rotativo

Originalmente publicada em 1945, a obra reúne textos do jornalista e parlamentar João Dunshee de Abranches Moura sobre a política externa executada entre dezembro de 1902 e fevereiro de 1912, período em que o barão do Rio Branco esteve à frente do Itamaraty. São discursos, relatórios, pareceres, memórias e outros artigos que tratam de questões predominantemente territoriais, mas não deixam de examinar a política comercial e a inserção regional do Brasil.

Abranches foi um dos principais aliados do barão no Congresso Nacional. A leitura de seus textos, reunidos em dois volumes, torna-se essencial para compreender a estratégia de apoio doméstico ao então chanceler.

A presente edição traz ainda ilustrações do barão do Rio Branco e integra a coleção “Bicentenário Brasil 200 anos – 1822-2022”, lançada pela FUNAG com o intuito de contribuir para a celebração do ducentésimo aniversário de Independência do Brasil.

Os dois volumes da obra (Vol. I e Vol. II) estão disponíveis para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página