Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > MRE e FUNAG realizam seminário sobre o NDB e o Brasil
Início do conteúdo da página

MRE e FUNAG realizam seminário sobre o NDB e o Brasil

 

Por ocasião da XI Cúpula dos BRICS, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) transmitiu, ao vivo, no dia 13 de novembro de 2019, o seminário “O NDB [Novo Banco de Desenvolvimento] e o Brasil: Parceria Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento contou com a participação do ministro de Estado da Economia, Paulo Guedes; do presidente do BNDES, Gustavo Montezano; do presidente do NDB, Kundapur Vaman Kamath; do secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do MRE, embaixador Norberto Moretti, entre outras autoridades.

O seminário teve o objetivo de difundir a atuação do banco e seu potencial de contribuição para o financiamento de projetos no Brasil e de aproximá-lo dos setores público e empresarial. Ofereceu, ainda, ocasião para divulgar a abertura do novo escritório regional do NDB no Brasil.

O seminário foi composto por três painéis:

• Oportunidades de Investimentos em Infraestrutura no Brasil, com moderação do diretor do Departamento de Promoção de Serviços e Indústria do MRE, ministro Luiz Gasser, e palestras da secretária executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Dadald Pereira, e da secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier.

• Relacionamento do Setor Financeiro e Empresarial com o NDB, que contou com o secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Carlos Pio, como moderador, e com participações do diretor de Planejamento e Economia da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Igor Rocha, e com o chefe do Departamento de Recursos Institucionais do BNDES, Leonardo Botelho.

• A Estratégia do NDB para o Brasil, cujo moderador foi o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes. Participaram do painel o vice-presidente de Risco, Pesquisa Econômica, Parcerias e Estratégia do NDB, ministro Sarquis José Buainain Sarquis, o vice-presidente de Operações do NDB, Xian Zhu, e a diretora-geral do Escritório Regional das Américas do NDB, Claudia Prates.

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, e o diretor do Departamento de Organismos Econômicos Multilaterais do MRE, ministro André Odenbreit Carvalho, participaram da mesa de encerramento

Assista ao vídeo da abertura.

Assista ao vídeo da apresentação do ministro de Estado da Economia, Paulo Guedes.

Assista ao vídeo da apresentação do presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Assista ao vídeo da apresentação do presidente do NDB, Kundapur Vaman Kamath.

Assista ao vídeo da apresentação do secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do MRE, embaixador Norberto Moretti.

Assista ao vídeo com as apresentações do seminário.

Assista ao vídeo da mesa de encerramento, com o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, e o diretor do Departamento de Organismos Econômicos Multilaterais do MRE, ministro André Odenbreit Carvalho.

 

Fotos: Ricardo Padue. 

Veja mais fotos do evento no Flickr.

registrado em:
Fim do conteúdo da página