Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Seminário celebra os 70 anos das Convenções de Genebra
Início do conteúdo da página

Seminário celebra os 70 anos das Convenções de Genebra

Com o intuito de celebrar os 70 anos das Convenções de Genebra, o Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), a Embaixada da Suíça em Brasília e a Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha realizaram, em 31 de outubro de 2019, no Instituto Rio Branco (IRBr), o seminário “70 anos das Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional humanitário”.

O seminário ressaltou a importância do direito internacional humanitário e refletiu sobre os desafios atuais à sua implementação.

Estiveram presentes à mesa de abertura a diretora-geral do IRBr, embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota; o embaixador da Suíça no Brasil, Andrea Semadeni; a chefe da Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Simone Casabianca-Aeschlimann; e o presidente da FUNAG, ministro Roberto Goidanich.

O painel de alto nível, moderado pelo ministro Goidanich, contou com as apresentações do diretor do Departamento de Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luís Fernando Abbott Galvão; do ex-comandante da Força Multinacional das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH), general Fernando Rodrigues Goulart; e da ex-juíza do Tribunal Penal Internacional (TPI), juíza Sylvia Steiner.

Participaram do primeiro painel, sobre os desafios contemporâneos ao DIH e à implementação das Convenções de Genebra, a juíza Sylvia Steiner e o conselheiro jurídico da ONG Geneva Call, Ezequiel Heffes. O conselheiro jurídico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Gabriel Valladares, foi o moderador.

O segundo painel, sobre regulação de novas tecnologias de guerra no âmbito do DIH, foi moderado pelo coordenador de Assuntos de Segurança Cibernética e chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Ministério das Relações Exteriores, ministro Marcelo Paz Saraiva Câmara. Foram convidados para falar sobre o tema a promotora de Justiça do Ministério Público Militar Najla Nassif Palma e o consultor legislativo do Senado Federal Tarcísio del Maso.

Os vídeos do evento serão disponibilizados em breve no canal de YouTube da FUNAG.

Fotos: Ricardo Padue. 

Veja mais fotos do evento no Flickr.

registrado em:
Fim do conteúdo da página