Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Seminário sobre desenvolvimento da região fronteiriça do MERCOSUL
Início do conteúdo da página

Seminário sobre desenvolvimento da região fronteiriça do MERCOSUL

 

A Secretaria de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Ministério das Relações Exteriores promoveu, em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), o “Seminário sobre Desenvolvimento da Região Fronteiriça do MERCOSUL”, realizado no dia 1º de outubro de 2019 no Itamaraty, em Brasília.

O seminário teve por objetivo promover o diálogo entre os representantes dos governos e da sociedade civil do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai sobre o desenvolvimento de sua região fronteiriça.

Participaram da mesa de abertura do evento o secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas, embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva; o embaixador do Uruguai no Brasil, Gustavo Vanerio; o encarregado de negócios da Embaixada da Argentina no Brasil, ministro de primeira classe Roberto S. Bosch; e da encarregada de negócios da Embaixada do Paraguai no Brasil, ministra Nimia da Silva.

Estiveram presentes no primeiro painel, sobre índices de desenvolvimento socioeconômico na fronteira do MERCOSUL, a coordenadora da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF) e coordenadora-geral de Gestão do Território (CGGT) do Ministério do Desenvolvimento Regional, Maria Thereza Ferreira Teixeira (confira os slides da apresentação); o professor do Centro de Estudos da Fronteira da Universidade da República do Uruguai (UdelaR), Mauricio de Souza Silveira (confira os slides da apresentação); e a pesquisadora da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (DIRUR) do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), Bárbara Oliveira Marguti (confira os slides da apresentação).

No segundo painel, sobre comércio, turismo e infraestrutura na fronteira do MERCOSUL, participaram o secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), brigadeiro Ary Soares Mesquita (confira os slides da apresentação); o presidente do Banco Familiar do Paraguai, Alberto Acosta Garbarino (confira os slides da apresentação); o diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) e professor titular de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Dr. Gilberto Loguercio Collares (confira os slides da apresentação); e o auditor-fiscal da Subsecretaria de Administração Aduaneira (SUANA) da Receita Federal do Brasil, Renato Cardoso de Souza (confira os slides da apresentação).

Assista ao vídeo da mesa de abertura do evento.

Painel 1 – Índices de desenvolvimento socioeconômico na fronteira do MERCOSUL

Assista à palestra "Desenvolvimento Regional e a Faixa de Fronteira" | Coordenadora da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF) e coordenadora-geral de Gestão do Território (CGGT) do Ministério do Desenvolvimento Regional, Maria Thereza Ferreira Teixeira.

Assista à palestra "Desigualdades territoriales en la frontera uruguaya-brasileña" | Professor do Centro de Estudos da Fronteira da Universidade da República do Uruguai (UDELAR), Mauricio de Souza Silveira.

Assista à palestra “A vulnerabilidade social nos arcos de fronteira do Brasil” | Pesquisadora da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (DIRUR) do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), Bárbara Oliveira Marguti.

Painel 2 – Comércio, turismo e infraestrutura na fronteira do MERCOSUL

Assista à palestra “A proteção das fronteiras do Brasil” | Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), brigadeiro Ary Soares Mesquita.

Assista à palestra “Paraguay, un país con todas sus ciudades en frontera” | Presidente do think tank DENDE (Desarrollo en Democracia) e do Banco Familiar do Paraguai, Alberto Acosta Garbarino.

Assista à palestra "A água como elemento de integração regional: o caso do Tratado da Bacia da Lagoa Mirim e a ALM"| Diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) e professor titular de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gilberto Loguercio Collares.

Assista à palestra “Lojas Francas nas fronteiras terrestres brasileiras” | Auditor-Fiscal da Subsecretaria de Administração Aduaneira (SUANA) da Receita Federal do Brasil, Renato Cardoso de Souza.

 

Fotos: Arapuã Brito.

Veja mais fotos do evento no Flickr.

registrado em:
Fim do conteúdo da página